Como afirma César Baliza, diretor comercial da Coaltech Engenharia e responsável pela equipe de criação do Sysforest, trata-se de algo diferente do modelo tradicional. Áreas bem extensas podem ser monitoradas de maneira totalmente remota.
“Não há necessidade de pessoas nas zonas de monitoramento. E o grande diferencial do SYSFOREST são seus recursos de vídeo, transmissão de imagens e dados de alta tecnologia”, alerta o especialista.
Independência e economia são vantagens garantidas aos usuários do SYSFOREST , já que sua execução independe de operadores, sendo dispensada a contratação de vigilantes e guardas, possibilitando uma redução de custos operacionais, que podem ser revertidos para outros investimentos.
Logo que é detectada a fumaça, já são tomadas as devidas medidas para o combate do incêndio. A brigada é acionada na mesma hora, agilizando o processo de preservação desses patrimônios florestais e agrários.
Em um modelo inspirado no sucesso europeu e da África do Sul, a COALTECH Engenharia consegue manter a qualidade do seu sistema. E uma das marcas disso é sua operação durante 24 horas por dia.
O alcance dessas câmeras pode chegar a 40 km, o que destaca o sistema. Ficando instaladas em torres de comando a aproximadamente 45 metros de altura e distribuídas em pontos estratégicos dentro da floresta as mesmas são alimentadas utilizando painéis fotovoltaicos, possibilitando o controle remotamente através da comunicação via rádio diretamente da central de monitoramento.
Ao mesmo tempo, também é mantida comunicação com a base. Trata-se de uma estação de controle para o monitoramento florestal. Ao contrário dos modelos mais tradicionais, a eficácia é bem maior.
A empresa está trabalhando na conscientização de proprietários e órgãos ligados a áreas florestais da importância de uma prevenção mais tecnológica, com funcionamento e vantagens do SYSFOREST. O futuro da manutenção das áreas florestais pode depender dessa estratégia. (www.coaltech.com.br).